vinimoreira.com.br
e-mail: contato@vinimoreira.com.br

Stray Dogs entrevista Raphael Draccon e Eduardo Spohr

Aiya! Saudações élficas pessoal!


Nós do Stray Dogs sempre fomos fãs da literatura fantástica em geral, ler histórias épicas sempre nos motivou a fazer (ou tentar fazer) o desenho dos sonhos e foi no evento ViraCultura que tivemos a oportunidade de participar de um bate-papo com dois expoentes da Literatura Fantástica Nacional: Raphael Draccon e Eduardo Spohr!




Logo de cara uma fã, em nome de todos, parabenizou Eduardo por participar do Programa do Jô e representar o NERD POWER em rede nacional. O bate papo rolou de forma muito divertida e descontraida,  conseguimos descobrir que Spohr tem um novo livro já pronto (o qual ele não podia liberar mais informações) e que Draccon publicará em março de 2011 o livro "O Coletor de Espíritos".




Após o bate papo vieram os autógrafos e nós do Stray Dogs não podíamos deixar de autografar nossos livros e fazer algumas perguntas pros caras, como essa foi nossa primeira entrevista, relevem qualquer coisa ^^ 
e quando o youtube parar de frescura eu posto o vídeo da entrevista, por enquanto vamos estimular a leitura, haha! 


Confiram aí:


Entrevista Eduardo Spohr


@StrayDogsTeam: A Nova moda dos livros de anjos tem ajudado a divulgar
"A Batalha do Apocalipse?"

Eduardo Spohr: Tudo ajuda, quanto mais literatura tiver melhor, talvez possam achar que é ruim, mas não é ruim, é voltado pra um público. O próprio Crepúsculo, a gente fala mal, brinca, mas ajudou a criar um espécie de cultura adolescente pra literatura, então um puxa o outro, quanto mais livros 
estiver no mercado eu acho melhor.


@StrayDogsTeam: Quais são suas referências em quadrinhos, animes, etc?

Eduardo Spohr: Vertigo em geral, Hellblazer, Sandman, Preacher principalmente, Livros da Magia, Conan, o Bárbaro. Em animes tem Cavaleiros do Zodiaco.


@StrayDogsTeam: Você escuta alguma coisa enquanto escreve?

Eduardo Spohr: Gosto de Senhor dos Anéis e Gladiador, mas prefiro escrever em silêncio para me concentrar.


@StrayDogsTeam: Musicalmente falando, o que vc curte?

Eduardo Spohr: Mais rock anos 50/60/70/80, Beatles, rock antigo em geral.


@StrayDogsTeam: Hoje você mudaria alguma coisa no livro "A Batalha do Apocalipse"?

Eduardo Spohr: Não, hoje eu o considero fechado e não pretendo alterar nada, não estou dizendo que ele é perfeito, mas acho que essas falhas que o livro pode ter, porque claro que nada é perfeito. Nada é 100%. Eu pegaria isso como experiência para a próxima obra.


@StrayDogsTeam: Alguma dica pro pessoal que quer escrever seu próprio livro ou quadrinho?

Eduardo Spohr: A melhor dica é escutar o NerdCast 215, que a gente fala
sobre escritores, autores da atualidade, porque tem muita gente que quer fazer pergunta sobre isso, então a melhor maneira foi fazer um nerdcast, é bom porque quando a galera me pergunta, já manda o link, o pessoal acha maneiro, a gente falou de tudo lá, várias dicas.


@StrayDogsTeam: Você acompanha algum quadrinho hoje em dia?

Eduardo Spohr: Não acompanho mais quadrinhos. Gostaria, mas não tenho muito tempo.


Eduardo Spohr formou-se em jornalismo e se especializou em mídias digitais. Hoje, além de criar projetos gráficos, é consultor de roteiro e ministra o curso "Estrutura Literária: A Jornada do Herói no Cinema e na Literatura", nas Faculdades Hélio Alonso (Facha), do rio de Janeiro.





Entrevista Raphael Draccon











@StrayDogsTeam: Fale um pouco mais sobre seu novo livro

Raphael Draccon: Ele vai sair em Março e se chama "O Coletor de Espíritos",
ele é de um universo totalmente diferente de Dragões de Éter, é um romance sobrenatural que entra na linha de fantasia urbana.


@StrayDogsTeam: Alguma dica pra quem quer escrever?

Raphael Draccon: Pra quem quer ser escritor no fim das contas, vou dizer, tem uma notícia boa e uma ruim. A ruim é que vão dizer que você vai morrer de fome, que no Brasil ninguém lê, que ninguém lê literatura fantástica, que ninguém lê autor nacional de literatura fantástica, e na verdade, isso até era verdade, até que as pessoas não acreditaram muito. A notícia ruim é que sempre vão continuar a dizer isso, a boa é que cabe a pessoa acreditar nisso também. Se todo mundo dissese que era impossível, não teria conseguido também não.


Raphael Draccon é romancista e roteirista premiado pela American Screenwriter Association. Dragões de Éter nasceu inspirado nas sombrias histórias de fantasia que marcaram sua infância, como a lendária Caverna do Dragão. Atualmente, trabalha com produtores nacionais e estrangeiros no desenvolvimento de roteiros cinematográficos e em universos de suas séries literárias.







-----------------------------------------------------------

Espero que tenham gostado! Gostaríamos de ter feito mais umas 100 perguntas pros caras, principalmente com o Draccon prestes a lançar outro livro aí! O bate-papo com tarde de autógrafos rolou no dia 28 de Novembro lá na loja da Editora Record do Conjunto Nacional, aqui em Sampa.

Nós do Stray Dogs só temos a agradecer a atenção deles, que são sempre muito prestativos com seus fãs! Valeu!

Se você aí curtiu, dê uma olhada nesses links e saiba mais sobre os autores e suas obras!

-----------------------------------------------------------

Links:

Site de A Batalha do Apocalipse


Nerdcast 2015 sobre autores:


Site da Trilogia Dragões de Éter:

Ótimo artigo sobre a nova geração de leitores e escritores, 
por Raphael Draccon na coluna Cavernas e Dragões 
do Sedentário & Hiperativo:
http://www.sedentario.org/colunas/cavernas-e-dragoes/lpb-ou-como-uma-nova-geracao-de-escritores-e-leitores-esta-revolucionando-o-mercado-editorial-32548


Matéria que fiz sobre Dragões de Éter no Espada Cantante

1 comment: