vinimoreira.com.br
e-mail: contato@vinimoreira.com.br

Livros CLÁSSICOS para você ler em UM ÚNICO DIA!

 


Lembra daquele ditado que diz que “tamanho não é documento”? Pois ele nunca foi tão certo! Algumas obras clássicas literárias provam que, quando o assunto é literatura de qualidade, menos de 50 páginas podem fazer um efeito gigantesco pelo resto de sua vida. Com no máximo cem páginas, títulos como: “A Festa de Babette” (1950), de Karen Blixen; “A Morte de Ivan Ilitch” (1886), de Lev Tolstói ou “O Paraíso São os Outros” (2014), de Valter Hugo Mãe, não deixam nada desejar em relação a livros de maior extensão. 


Selecionei alguns dos melhores títulos que já li, alguns considerados clássicos e best sellers mundiais com menos de uma centena de páginas para você passar o tempo, e colocar a sua meta de leitura anual mais próxima! Confere aí!


A HORA DA ESTRELA - 1ªED.(2017) - Clarice Lispector - Livro

A Hora da Estrela (1977), Clarice Lispector
Macabéa é uma jovem nordestina que cumpre seu destino. Feia, magra, sem entender o que se passa à sua volta, é maltratada pelo namorado Olímpico e pela colega Glória. Os dois são o seu oposto: o namorado sonha alto, e Glória, carioca da gema e gorda, tem família e hora certa para comer. Os dois acabam juntos, enquanto Macabéa, sozinha, continua a viver sem saber por que está vivendo. Até que uma consulta com uma cartomante muda os rumos de sua vida.



A morte de Ivan Ilitch em quadrinhos eBook by Liev Tolstói - 9788575963937  | Rakuten Kobo United States

A Morte de Ivan Ilitch (1886), Lev Tolstói
Depois de abdicar da arte e renegar toda a sua obra anterior para se dedicar à vida espiritual, Lev Tolstói volta a escrever em 1886, à pedido do também escritor e amigo Ivan Turguêniev, que estava prestes a morrer. A primeira obra literária publicada após seu retorno às letras, “A Morte de Ivan Ilitch”, é considerada um dos textos mais impressionantes não só de seu legado literário, como de todos os tempos.



O Alienista (1882), Machado de Assis[

O Alienista (1882), Machado de Assis
A trama é centrada no dr. Simão Bacamarte. Um estudioso da mente humana, o médico decide construir a “Casa Verde”, um hospício para tratar os doentes mentais na pequena cidade de Itaguaí. Com um estilo realista e fantástico a um só tempo, Machado conduz uma história surpreendente e mostra ao leitor que tudo é relativo e que a normalidade nem sempre é aquilo que a ciência e os fatos atestam de forma absoluta.



Literatura | “O Conto da Ilha Desconhecida” de José Saramago — Coleção  Reino das Letras — Opinião | The Girl Who Reads Books

O Conto da Ilha Desconhecida (1997), José Saramago
Um homem vai ao rei e lhe pede um barco para viajar até uma ilha desconhecida. O rei lhe pergunta como pode saber que essa ilha existe, já que é desconhecida. O homem argumenta que assim são todas as ilhas até que alguém desembarque nelas. Entre desejar um barco e tê-lo pronto para partir, o viajante altera aos poucos a ideia que faz de uma ilha desconhecida e de como alcançá-la, e essa flexibilidade o torna mais apto a obter o que sonhou.



O Diabo - Coleção L&PM Pocket 64 Páginas | Amazon.com.br

O Diabo (1916), de Lev Tolstói
De origem autobiográfica, o texto só foi publicado postumamente em 1916. “O Diabo” trata de questões caras ao autor: o papel do casamento, do sexo e das relações amorosas; e a responsabilidade moral dos indivíduos. Na história, Evguêni, um bacharel em direito, se envolve com uma bela camponesa, num caso que teria tudo para ser esquecido e relegado às loucuras de juventude. Mas Evguêni é jovem, e não percebe que está criando armadilhas para si mesmo.
E esse aqui você acha por R$5,00, vale a pena.



Morte em Veneza

Morte em Veneza (1912), de Thomas Mann
Nesta sensível e complexa obra do escritor alemão Thomas Mann, o leitor acompanha a história do amor platônico de Gustav von Aschenbach, um consagrado autor literário, pelo jovem Tadzio, de 14 anos, durante as suas férias em Veneza, na Itália.

Muita gente acha que a homossexualidade é o tema central em “Morte em Veneza”, o que está totalmente errado. Esta obra-prima da literatura faz uma análise muito profunda sobre a beleza, os desejos, medos e esperanças das pessoas. Este clássico, que foi adaptado para o cinema em 1971, sob direção de Luchino Visconti, pode ser facilmente “devorado” em apenas um dia!



Fahrenheit 451

Fahrenheit 451 (1953), de Ray Bradbury
Com menos de 200 páginas, os amantes de histórias distópicas de ficção científica não podem deixar de ler este livro! Num futuro distante, o pensamento crítico se torna um crime. As pessoas são proibidas de expressar as suas opiniões, que passam a ser consideradas meras características antissociais.

E para aqueles que não conseguem ficar longe da literatura, o pior ainda está por vir: no mundo de Fahrenheit 451 todos os livros são proibidos! Esta extraordinária obra teve uma adaptação cinematográfica em 1966, com direção do icônico François Truffaut!



As Intermitências da Morte

As Intermitências da Morte (2005), de José Saramago
O que aconteceria se a Morte entrasse de greve? Nesta irônica e sarcástica história, Saramago divaga sobre a morte, a vida, o amor e vários outros aspectos que dão “sentido” a existência humana, numa dura crítica à sociedade moderna! Se você está preso naquela escala chata no aeroporto, com certeza as horas passarão mais rápido com este livro!



George Orwell - A Revolução dos Bichos | Ópio do Trivial | Animais da  fazenda, Revolução dos bichos, George orwell

A Revolução dos Bichos (1945), de George Orwell
Uma sátira ferrenha sobre a União Soviética modernista, representada pela figura de diferentes animais que lutam contra os humanos numa fazenda.

É uma das obras mais aclamadas de Orwell e presente na lista dos melhores livros de todos os tempos! Com pouco mais de 200 páginas, a história dos animais que lutam por criar uma “sociedade utópica” é uma excelente metáfora que ajuda a enxergar as fraquezas humanas.



A Metamorfose

A Metamorfose (1915), Franz Kafka
Esta é uma das obras mais conhecidas de Kafka e, com certeza, uma das mais perturbadoras da literatura moderna! “A Metamorfose” é uma pequena novela que narra a história de um caixeiro viajante que acorda metamorfoseado em um inseto repugnante!

Percursor da chamada “ficção absurda”, Kafka levou menos de um mês para escrever “A Metamorfose”, e você levará menos de um dia para apreciar esta leitura.



pensador-o-guia-dos-mochileiros-das-galaxias

O Guia do Mochileiro das Galáxias (1979), Douglas Adams
O primeiro livro da série “O Guia do Mochileiro das Galáxias” tem menos de 200 páginas e será “devorado” em poucas horas pelos amantes da cultura geek! A série ainda é composta por “O Restaurante no Fim do Universo”, “A Vida, o Universo e Tudo Mais” e “Até mais, e Obrigado pelos Peixes!”. Leia cada um deles aos pouquinhos no "Guia Definitivo dos Mochileiros das Galáxias".



O Menino do Pijama Listrado

O Menino do Pijama Listrado (2006), John Boyne
Com a Segunda Guerra Mundial e o Holocausto como pano de fundo, “O Menino do Pijama Listrado” é uma obra-prima da literatura contemporânea. A história pode ser curta, mas totalmente carregada de sensibilidade e emoção!Se você se emocionou com o filme, deve ler o livro!



A Morte e a Morte de Quincas Berro d'Água

A Morte e a Morte de Quincas Berro d’Água (1959), Jorge Amado
Com menos de 100 páginas, esta novela do aclamado escritor brasileiro Jorge Amado fará você dar boas gargalhadas! Clássico da literatura brasileira, A Morte e a Morte de Quincas Berro d'Água conta a história de um funcionário público que decide virar vagabundo entregando-se à bebida.



o Velho E O Mar - Saraiva

O Velho e o Mar (1952), Ernest Hemingway
Um dos nomes mais importantes da literatura mundial, Ernest Hemingway reflete sobre a vida e a morte neste curto e impactante romance. O livro conta a história de um velho pescador que se vê desafiado em sua pequena canoa quando encontra um peixe de aproximadamente 700 kg. O livro teve uma grande importância para a carreira literária do escritor norte-americano e foi uma das obras que o ajudou a levar o Prêmio Nobel de Literatura em 1954.


0 Pessoas deixaram um comentário? o_O: