vinimoreira.com.br
e-mail: contato@vinimoreira.com.br

Como minha biblioteca tem 5 MIL LIVROS e não gasto mais dinheiro!

Na verdade, este post deveria se chamar "Como minha biblioteca se tornou sustentável", mas aí seria menos auto explicativo 😂

Acho que todo mundo que me conhece, e a maioria que passa por aqui, sabe que eu sou um leitor meio compulsivo, mas na verdade eu também era um colecionador compulsivo. Minha mãe me comprava quadrinhos e livros quando eu tinha 9 anos de idade, e desde então eu nunca mais parei de ler, isto fez parte da minha formação e hoje é responsável pela profissão que eu tenho também.


Mas vamos direto ao ponto.
Em 2015 mais ou menos, a minha biblioteca passava fácil dos 10 mil livros, quadrinhos e mangás em sua maioria, isto estava ficando absurdo, e eu não tinha mais espaço para guardar, ficava tudo empilhado pelo chão! Eu lia muitas séries mensais, e compras muitos livros por hype ou por que eu leria eles em um futuro distante, acho que este é o maior problema dos leitores de hoje em dia, comprar muito mais do que se lê, por que na real, poucos gostam MESMO de ler.

Em algum momento em meados de 2016 eu percebi que estava comentando um erro que a maioria dos leitores de mangá e quadrinhos fazem, eles tem birra, são teimosos, e não tem uma coleção nada inteligente, na real, somos puramente ACUMULADORES. Se você lê mangás físicos, eu aposto que na sua biblioteca você possui séries com buracos imensos de volumes que provavelmente já estão esgotados no mercado, você deve ter coleções inteiras, livros velhos e lacrados que nunca leu e que VOCÊ SABE que nunca vai ler. É aí que está o segredo do negócio.

Quando você resolve começar a COLECIONAR da verdade, pra LER de verdade, tem que entender que não pode acumular de tudo. Uma biblioteca de verdade, tem que ter o que é bom pra você, o que você GOSTOU/GOSTA de ler, o que INDICARIA pra outras pessoas. Se você não gostou do que leu, ou simplesmente não leu meu amigo, passe pra frente, alguém pode gostar ou dar um fim melhor que a sua prateleira cheia de pó.

A verdade é que você só precisa guardar com você, coisas que você leu e achou realmente ÉPICAS. O mundo está repleto de livros, quadrinhos, revistas e mangás, e quando você começar a ler bastante, vai ver que existem coisas realmente muito boas pra se acumular.
Ah, e doar livros é um ótimo exercício de desapego.


AGORA SOBRE MANGÁS
Do que te adianta ter 12 volumes aleatórios de uma coleção de 60 volumes de um mangá? Eu aprendi que quando você lê massivamente, não sobra espaço pra ler um mangá, ou uma única revista mensal por vez. Faça um favor a você mesmo, guarde o seu dinheiro, e compre a coleção inteira, de uma vez só, mesmo que você pague um pouco mais caro. Na verdade, com o valor à vista, você vai ter um poder de barganha muito maior, não vai sofrer com volumes esgotados ou séries canceladas. Ninguém lê Druna, pra 5 anos depois ler Os Filhos de Druna, o mesmo serve pros seus 8 volumes aleatórios de Naruto.

O mercado editorial não ajuda o colecionador acumulador, as edições se esgotam, as editoras perdem os direitos, inflacionam e isto vira apenas um grande mercado de especulação.

Enfim, como eu fiz pra aumentar minha coleção sem gastar R$250,00 mensalmente?
A resposta é bem simples, eu me livrei do que é ruim, de coisas que eu não quero manter. Eu tive o bom senso de passar adiante mais de 200 edições de X-Men mensais, eu não iria ler aquilo, não tinha nem onde guardar aquilo.

A internet está recheada de grupos de troca no Facebook e no WhatsApp, e eu tenho 8 CAIXAS de livros, quadrinhos, jogos de tabuleiro, e mangás pra dar adeus. E graças a isso, eu fechei histórias que estavam a 8 anos paradas na prateleira, e li coisas realmente incríveis. E quando realmente li muitas coisas que possuía à anos, vi que eram verdadeiros lixos, e me desfiz sem peso na consciência.

Todos sabem o que é realmente bom, e não são os romances de banca de jornal que você tem tomando poeira, tome vergonha e eleve um pouco a sua leitura, você merece isso. Assimov, Tolkien, Philip K Dick, Maquiavel, Neil Gaiman, Frank Miller, Verne, Vertigo, e evolua mais e mais. Você vai ver o quanto você vai realmente economizar e engrandecer sua leitura gastando bem menos.

A resposta é muito simples, separe o seu acúmulo e TROQUE ele!


0 Pessoas deixaram um comentário? o_O: